Eu sou assim.

Minha foto
Nativo do "Camorão" a 59 anos, bem casado com Maria Odete a 36, três maravilhosos filhos, Matheus Vinicius, Marilia Julieta e Mathias Augusto, netos Maria Alice e Eduardo Augusto. Adoro ouvir rádio, sou movido a musica, leitura e informação e claro, movido pelo amor que tenho pela minha família.

Pensamentos e Ensinamentos.




"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo".


(Oscar Wilde - dramaturgo e poeta irlandes 1854 -1900)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Transito na nossa Campo Mourão, mudar ou não?

Este artigo eu escrevi em Junho de 2005 para o extinto site www.ferasdoesporte.com.br do meu amigo Dirceu Ferrari, e ofereço ao meu outro amigo Dirceu, o Jacob com votos de boa sorte como Diretor Municipal de Transito.
(Lá se vão 5 anos mas ainda é atual!).


Dia desses, ia caminhando sossegadamente pra minha casa depois de um dia intenso de trabalho. Pelo caminho, como sempre faço, fui pensando nas polêmicas que as pessoas criaram em torno do nosso trânsito. Se devem ou não, criar a zona paga de estacionamento, seja ela que cor for, se devemos estacionar de ‘bico’ ou de lado, se devemos ter mão única, sinaleiro, parar na faixa, e por aí vai. É muito difícil ter que consertar ou mudar, o que já virou uso e costume. Acredito em mudanças, elas devem acontecer, se for pra o bem da comunidade que venham, mas acho que a comunidade deva decidir o que é bom pra ela.


O trânsito em nossa cidade não é ruim, acho que funciona bem como está, às vezes é uma zona sem cor. Sinaleiros já colocaram e não funcionou, talvez por falta de planejamento, sei lá. Mão única também já foi tentada, o que tinha de gente andando na contra-mão! E o povo gritava: ‘hei! aí é contra-mão, num sabe lê não, seu jacu?’ Falam em mudar a preferencial de algumas ruas... tem a Santos Dumont que só é (ou não é? eis a questão) preferencial, (iria mudar em janeiro de 2010) na av. Irmãos Pereira, por que no resto ninguém sabe se é ou não é (??)

Tem coisas que não tem explicação. Por estas e por outras é que eu acho que trânsito também é questão de educação*, tem muitos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres (principalmente), que são mal educados, que saem pelas ruas e pensam que estão andando nas nuvens, que não precisa olhar pros lados e sim, só pra frente, tem retrovisor só pra se ver. Pedestre que se joga na faixa quando o carro está perto, e ainda xingam, se o motorista não parar! Tem ciclistas andando em fila tripla. Isso quando não estão nas calçadas, ziguezagueando, às vezes atropelando quem sai de uma loja.

Por isso, o trânsito deve ser ensinado nas escolas. E mais: deveria ser matéria obrigatória, pelo menos no ensino médio, pois é quando o aluno ainda não sabe dirigir(teoricamente), mas quando for aprender já aprenderá sabendo pelo menos o básico, e as chances de cometer erros é menor. Aprenderá a pelo menos, como se comportar dentro ou em cima de um veículo de transporte. Só falta vontade para mudar isso e é muito fácil, basta querer!

* Sugestão de projeto nesse sentido entreguei ao Prof. Vereador José Pochapski em meados do ano de 2009.

Um comentário:

  1. Em Campo Mourão o trânsito não é lá muito complicado, um pouquinho de atenção e calma são suficientes para chegar aonde se deseja. O problema são os locais para estacionar, que simplesmente não existem, principalmente, em horário bancário. Penso que estudar alternativas nesse sentido já seria de bom tamanho.

    ResponderExcluir

Escreva aqui a sua opinião,ela é muito importante.